Salvador já conta com mais uma estrutura em funcionamento para atender a pacientes infectados pelo novo coronavírus e demais síndromes gripais. O gripário de São Cristóvão foi entregue nesta quinta-feira (25) pelo prefeito Bruno Reis, que visitou as instalações ao lado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates,

A estrutura fica localizada no anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parque São Cristóvão, na Rua Marcos Moreira Solder, e vai complementar a rede temporária de urgência e emergência da cidade.

O novo gripário funcionará ininterruptamente em regime 24h, inclusive nos finais de semana e feriados. São 12 leitos, sendo dois de suporte avançado à vida, e vão atuar no local 75 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

O prefeito afirmou que, nas ultimas 24h, Salvador viveu o momento mais crítico da pandemia. “Foram necessários regular 66 pacientes para os hospitais de campanha e ainda estão aguardando nas nossas UPAs mais 67 pessoas.  Nem no auge da primeira onda tivemos a quantidade tão grande de pessoas pacientes para serem regulados”.

Ele também acrescentou que o novo gripário de São Cristóvão ajudará a diminuir a pressão sobre as UPAs de Salvador. “Os pacientes serão atendidos aqui até que a gente possa viabilizar a vaga para atendimento definitivo dos hospitais de campanha”.

Expansão – Com a entrega, a rede municipal de urgência e emergência passa para 412 leitos – um incremento de 23% do total de leitos existentes (335). Além do gripário em São Cristóvão, a Prefeitura mantém outras cinco unidades com o mesmo perfil assistencial, em um total de 77 leitos. As unidades funcionam nas UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Pau Miúdo e, ainda, na Ilha de Bom Jesus dos Passos.