Em um mês de funcionamento, mais de 20 mil pessoas já fizeram download do aplicativo Fala Salvador Cidadão. Nesse período, a ferramenta possibilitou 12.747 agendamentos e 851 registros, incluindo sugestões, reclamações, elogios e pedidos de serviços, sendo as mais frequentes sobre iluminação pública (354), poda de árvores (61), coleta de lixo (35), tapa-buracos (31) e limpeza de bueiro (31).

Além desses cinco serviços, o usuário do Fala Salvador Cidadão pode solicitar também a retirada de cadáveres de animais de grande porte da via pública. A disponibilização de serviços foi planejada de acordo com as solicitações mais recorrentes nas Prefeituras-Bairro da cidade. É possível que, futuramente, outros serviços sejam acrescentados para suprir novas demandas.

“É um aplicativo que tem duas vertentes: os agendamentos para atendimento nas Prefeituras-Bairro e a parte de solicitação de serviços. Com relação à solicitação de agendamentos, a ferramenta é um sucesso e tem dado um retorno interessante. Consequentemente, essa utilização está começando a refletir na solicitação dos serviços”, conta a coordenadora de Atendimento e gestora do app, Flávia Ribeiro.

Ela ressalta que a maioria das pessoas ainda tem a necessidade de ligar ou fazer o contato presencial, mas que a adesão ao uso de ferramentas tecnológicas para resolver demandas do dia a dia está começando a crescer. “A gente vê essa adesão ao aplicativo como positiva, pois desafoga os demais canais, principalmente, nesse momento em que é necessário manter o distanciamento social. A tendência é que a utilização cresça e que o cidadão perceba a praticidade e eficácia que ela proporciona”.

Funcionamento – Utilizar o app Fala Salvador Cidadão é fácil e ele está disponível para o sistema Android e iOS (iPhone). Após o download, o usuário precisa apenas fazer o login, caso já tenha se cadastrado no site ou demais canais de atendimento. Quem ainda não tem cadastro, pode fazer o procedimento no próprio aplicativo. Depois disso, o acesso é liberado.

As demandas registradas pela população são encaminhadas imediatamente para os órgãos responsáveis. Uma das vantagens de obter o aplicativo é que as solicitações podem ser feitas através de fotos e do georreferenciamento, agregando mais informações para um atendimento mais ágil. A resolução das solicitações são monitoradas e cobradas pela Ouvidoria-Geral do Município (OGM).

Dados gerais – Do início de janeiro ao dia 23 de fevereiro, os canais de atendimento do Fala Salvador (incluindo o presencial, por telefone, portal e aplicativo) fizeram 171.406 registros, incluindo 110.362 solicitações de serviços, 52.211 pedidos de informação, 1.539 denúncias, 348 sugestões e 110 elogios.

Os três serviços mais solicitados foram relacionados à área da saúde: marcação de consultas e exames, confecção de Cartão do SUS e dispensação de medicamentos (12.073). Os outros serviços mais procurados foram a inclusão no Cadastro Único do Governo Federal para a obtenção de benefícios (10.871), a fiscalização de poluição sonora (7.736), solicitação de reparo da iluminação pública (6.423) e a pesquisa de emprego por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra – Simm (6.031).

Para denúncias, pedidos, sugestões e elogios o cidadão pode acessar o Fala Salvador por um dos canais disponíveis. Além do aplicativo, é possível ter acesso por meio do telefone 156, site www. falasalvador. ba. gov. br , presencialmente nas Prefeituras-Bairro (neste período de pandemia, é necessário fazer agendamento prévio) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.