A partir das 7h desta quinta-feira (25), mais uma unidade dedicada exclusivamente aos pacientes com síndromes gripais estará disponível para acolhimento da população soteropolitana. A estrutura está localizada anexa à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parque São Cristóvão, na Rua Marcos Moreira Solder, fim de linha do bairro. Esse é o sexto gripário que estará em funcionamento para complementar a rede temporária de urgência e emergência em Salvador.

A estrutura funcionará ininterruptamente em regime 24h, inclusive nos finais de semana e feriados. São 12 leitos, sendo dois de suporte avançado à vida, e vão atuar no local 75 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Com a entrega, a rede municipal de urgência e emergência passa para 412 leitos – um incremento de 23% do total de leitos existentes (335). “O gripário de São Cristóvão chega para minimizar a pressão que a rede de urgência tem recebido nos últimos dias. A Prefeitura deflagrou uma ampliação significativa de leitos para os atendimentos de emergência, com o objetivo de assegurar a assistência de todos os soteropolitanos que precisarem de atendimento em decorrência da Covid-19”, destacou o secretário da SMS, Leo Prates.

Demais unidades – Além do gripário em São Cristóvão, a Prefeitura mantém outras cinco unidades com o mesmo perfil assistencial. Elas funcionam nas UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Pau Miúdo e, ainda, na Ilha de Bom Jesus dos Passos.