No primeiro dia de retomada da realização dos testes rápidos para detecção da Covid-19 nos bairros, na quarta-feira (2), 137 pessoas foram testadas em Brotas e 44 delas tiveram resultado positivo para a doença. Na Pituba, 150 testes foram realizados com 11 casos positivos. Diariamente, os testes estão sendo feitos por unidades volantes situadas no final de linha de Brotas e na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, com início a partir das 8h.

Os testes ajudam a evitar uma segunda onda da doença na cidade, visto que identifica pessoas que estão com a doença para que elas possam cumprir o isolamento, evitando que outras pessoas se contaminem. O procedimento é feito através de uma punção digital (furo no dedo) após o paciente fazer um cadastro, e o resultado é encaminhado até as 18h do mesmo dia por meio de mensagem de texto para o celular da pessoa.

Em caso de resultado positivo para o coronavírus, o cidadão é orientado a fazer o isolamento e a contraprova. Por meio do teste é possível identificar se a pessoa já teve a doença e se ainda está com ela.

A retomada ocorre nesses bairros, devido ao número crescente de casos do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre os dias 24 e 30 de novembro foram computados 113 novos casos em Brotas e 167 na Pituba. Outros bairros que apresentem alto índice de casos também podem receber as medidas posteriormente.

Outras ações – Além dos testes, equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) fazem a desinfecção das ruas da Pituba e de Brotas com solução de hipoclorito de sódio e água e a Prefeitura-Bairro de cada região está distribuindo máscaras de proteção para a população. Segundo a gestão de cada Prefeitura-Bairro, cerca de 5 mil máscaras de tecido devem ser distribuídas ao longo dos sete dias de medidas de proteção à vida.

Balanço – Além das ações nos bairros, a população pode fazer o teste em postos de saúde e em todas as 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da cidade. Desde o dia 28 de setembro, apenas as unidades básicas de saúde já realizaram 1.847 testes rápidos. Desse total, 269 exames tiveram resposta positiva para a doença.

Desde o início da pandemia, a SMS realizou 218.909 testes para detecção da doença até hoje. De acordo com dados obtidos no portal da Transparência da SMS, que mostra índices relacionados à Covid-19, nesta quinta-feira (3) há 98.940 casos confirmados da doença na capital baiana, entre os quais 95.681 casos já estão curados.