Praticar atividades esportivas ou de lazer traz diversos benefícios que contribuem tanto para a qualidade da saúde física quanto mental. Pensando nisso, a Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), por meio do programa Movimenta Salvador, oferta as aulas gratuitas de ginástica funcional, dança e zumba no campo da Pronaica, em Cajazeiras, e na Praça Dodô e Osmar, no bairro da Ribeira. 

O projeto, que vinha ocorrendo de forma remota em função da pandemia, foi retomado presencialmente na segunda quinzena de outubro e está beneficiando aproximadamente 220 alunos. As aulas ocorrem tanto no período matutino quanto vespertino, em dias alternados, em Cajazeiras X e na Ribeira. De acordo com a coordenadora de Campeonatos e Eventos Esportivos da Semtel, Petruska Araújo, os alunos estão retornando gradualmente para a prática das atividades presenciais e a Semtel tem seguido todos os cuidados com os protocolos setoriais para preservar vidas.  

Dentre as medidas adotadas, todos os alunos estão tendo a temperatura aferida antes de iniciar as aulas; dispensadores de álcool em gel 70% estão sendo disponibilizados para a assepsia frequente das mãos durante as aulas e o uso de máscara é obrigatório. A expectativa da gestora é que na segunda quinzena deste mês seja efetuado um recadastramento dos alunos que integram o projeto. Neste procedimento haverá nova pesagem e avaliação da condição física dos mesmos além de orientações sobre saúde.  

Alguns dos benefícios de participar das aulas é respirar melhor, controlar o peso evitando problemas decorrentes do sedentarismo e obesidade e ainda melhorar autoestima e sensação de bem-estar. Além da participação das aulas, os alunos recebem uma consultoria pelo WhatsApp, prestada por nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos, por meio da qual tiram dúvidas sobre a alimentação e sobre a execução adequada dos movimentos.  

Quem tiver interesse em cuidar da saúde de forma remota realizar atividades físicas em casa, no seu próprio ritmo, aproveitando os conteúdos já disponibilizados no canal da Semtel no Youtube e nas redes sociais do órgão (Facebook e Instagram). No acervo do Youtube, por exemplo, há aulas de alongamento, aquecimento, circuito de atividades físicas, dicas de nutrição e danças variadas. Em breve, as plataformas voltarão a ser abastecidas com novas aulas para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos soteropolitanos.