Salvador inicia duas campanhas de imunização nesta segunda-feira (5). Uma delas visa combater a poliomielite, que leva à paralisia infantil em crianças entre um e cinco anos. A outra, de multivacinação, vai permitir que crianças e adolescentes de até 15 anos possam analisar a situação vacinal e completar os esquemas, se necessário, com doses contra hepatite A, poliomielite, meningite (C e ACWY), rotavírus, papiloma vírus humano (HPV), Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tríplice viral, tetraviral, dupla adulto e DTP (difteria, tétano e coqueluche). 

A ação segue até o próximo dia 30 e as doses estão disponíveis, das 8h às 17h, em todas as 150 salas de vacinação nas unidades básicas da rede municipal. No caso da pólio, o Brasil não registra casos da doença desde 1988, portanto, é uma precaução para manter o panorama. Cerca de 135 mil crianças devem ser imunizadas na capital baiana. 

“A imunização é a melhor medida para manter a pólio eliminada no Brasil e o território baiano livre da paralisia. Por isso a campanha vai contemplar até as crianças que já foram imunizadas. Já a multivacinação é uma oportunidade de resgatar a população não vacinada ou com esquema incompleto", afirmou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Sarampo – Também continua a campanha contra o sarampo nos postos de saúde até o dia 31 deste mês. Este ano, a estratégia atinge a faixa etária com maior taxa de contágio da doença viral do ano passado, portanto, os jovens e adultos de 20 a 29 anos devem buscar as salas de vacina. 

Salvador não contabilizou nenhum caso de sarampo este ano. No entanto, o vírus circula no estado baiano e sete casos foram registrados nas cidades de Belo Campo, Camaçari, Juazeiro, Lauro de Freitas (2) e Paripiranga (2). 

“É importante todas as cidades manterem controladas, eliminadas ou erradicadas doenças imunopreveníveis, como o sarampo, tanto na infância como adolescência, visando melhorando as coberturas vacinais”, completa Doiane.