Nesta sexta-feira (6), as 155 unidades básicas da capital baiana estarão envolvidas no mutirão para atualização ou cadastro dos adolescentes entre 12 e 17 anos prioritários na estratégia de vacinação contra Covid-19. Os jovens devem ter as doenças crônicas (comorbidades) ou deficiência física elencadas no Plano Nacional de Imunização na base municipal para habilitação ao imunizante.

A mobilização acontece das 8h às 16h. Na ocasião, é necessário levar o Cartão SUS, documento de identidade com foto e, se possuir, os relatórios médicos.

Esta é uma oportunidade de facilitar o acesso do grupo à habilitação na estratégia. A lista subsidiará a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal, em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para a estratégia.

É importante que, antes de se dirigir ao posto de saúde, o paciente consulte se o nome está na plataforma digital da SMS, através do site comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br/comorbidades/FormPesquisaComprovanteComorbidades.aspx. Até o momento, cerca de 1,2 mil jovens com comorbidades e deficiência já estão cadastrados no município.

Segurança – Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual, no endereço www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br , para viabilizar o cadastramento dos indivíduos que compõem o grupo residentes na capital baiana. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.