A Prefeitura, sob a coordenação da Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou as ações para minimizar os impactos provocados por um incêndio ocorrido em uma área conhecida como colônia de gatos, em Piatã, neste domingo (4). Na ocasião, agentes da Dipa e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram no local para auxiliar os protetores de animais e voluntários no resgate dos felinos, incluindo a articulação da oferta de rações e medicamentos para amenizar os danos sofridos pelos gatos.

O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A Guarda Civil Municipal e a Companhia de Polícia Militar Ambiental foram acionadas para reforçar o monitoramento ostensivo do espaço. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve no local para avaliação do cenário e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou a limpeza da região.

Nos últimos meses, a Dipa tem intensificado o trabalho de combate ao abandono de animais na colônia de gatos em Piatã com a realização de ações educativas, mutirão de castração para evitar o aumento da população de bichos em situação de rua e campanhas de adoção responsável. A situação no local continuará a ser acompanhada pela Prefeitura, no sentido de garantir a saúde e bem-estar dos animais e dos cidadãos.