A primeira edição do CadÚnico Itinerante, realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) em Nova Esperança, nesta terça-feira (1º), atraiu um grande número de moradores interessados em se inscrever ou atualizar os dados para os benefícios sociais. Hoje foram atendidas 150 pessoas e, para evitar aglomerações, foram distribuídas 150 fichas para atendimento a ser realizado amanhã (2).

“Cheguei cedo, mas valeu a pena. Consegui me inscrever e isso é importante. Esse é o meu primeiro cadastro e, se eu conseguir benefícios como Bolsa Família e Tarifa Social de Energia, vai me ajudar e a minha família também”, assim afirmou Maria Andrade, que foi uma das primeiras a chegar à Associação Beneficente Moradores de Nova Esperança (ABMNE), onde foi promovida a ação.

Salvador tem atualmente 317.410 famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é uma forma da população acessar programas como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Tarifa Social de Energia. “O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas municipais, estaduais e federais. Pensando nisso, o CadÚnico Itinerante foi criado com a finalidade de alcançar esses bairros como Nova Esperança, que estão mais afastados das sedes dos serviços e até das Prefeituras-Bairro, fazendo o nosso serviço chegar a quem mais precisa”, declarou o titular da Sempre, Kiki Bispo.

Para Larissa Santana, moradora da região há quatro anos, o serviço foi ótimo. “Vocês estão de parabéns. Já tenho o cadastro e queria incluir minha filha desde que ela nasceu, faz cinco meses. Fui muito bem atendida e o melhor, perto de casa, sem agonia”.

Cristiana Ferreira de Jesus, mãe de quatro filhos, aguardava por essa oportunidade há oito meses. “Meu benefício foi cancelado. Fiz novo cadastro e agora espero que dê tudo certo. Voltar a receber o Bolsa Família seria tudo de bom, ajudaria muito, principalmente para mim que estou sem trabalhar e preciso cuidar dos meus filhos”, relatou.

Próximo local – A próxima localidade a receber o CadÚnico Itinerante será o bairro de Nova Constituinte, na segunda-feira (7). A ação deverá percorrer os bairros com grande número de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, ofertando os serviços de inclusão, além de atualização cadastral aos benefícios sociais.