Os esforços realizados pela Prefeitura para imunizar a população contra a Covid-19 já trazem um importante resultado: Salvador será uma das primeiras capitais do país a concluir a vacinação dos idosos. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, na tarde desta segunda-feira (19), ao informar a continuidade da imunização para pessoas com 60 anos ou mais, que acontece amanhã (20).

“Vamos conquistar esse marco importante. Amanhã, a cidade conclui a vacinação, com a primeira dose, de todos os idosos. Um trabalho sério e dedicado leva a esse resultado”, declarou Bruno Reis.

Serão vacinados os cidadãos nascidos de 20 de janeiro a 20 de abril de 1961, das 8h às 16h. Também poderão receber a primeira dose os idosos acima de 60 anos que ainda não compareceram aos postos. “Olhem o filômetro, veja o ponto de vacinação mais próximo de sua casa, pode deixar pra ir no meio da manhã. Temos doses suficientes para todo este público”, orientou o prefeito.

As doses serão aplicadas nos pontos drive-thru da Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova - Nazaré; Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos; 5º Centro de Saúde – Barris; Parque de Exposições – Paralela; Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula; Unijorge – Campus Paralela; e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luiza, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

Trabalhadores da saúde, autônomos, agentes de segurança pública e pacientes em hemodiálise - Todos devem estar com os nomes cadastrados no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . No local de vacinação, os trabalhadores da saúde devem apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.

Já os autônomos devem levar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. Os pacientes em hemodiálise devem apresentar documento oficial de identificação com foto.

No caso dos policiais federais, militares, civis e rodoviários federais; bombeiros, guardas municipais, agentes de salvamento e trânsito, todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador e ter idade igual ou superior a 50 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do último contracheque.

As doulas, no ato da vacina, deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, cópia do último Imposto de Renda ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

A imunização para estes públicos acontece das 8h às 16h, nos pontos drives e fixos montados na Fundação Baiana de Desenvolvimento para as Ciências (FBDC) – Unidade Brotas e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.

Vacina Express – Os idosos com 60 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. São oferecidas 200 vagas por dia, preferencialmente, para acamados ou com dificuldade de locomoção.

Segunda dose – Nesta terça-feira (20) haverá Corujão da Vacinação para aplicação da segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde. Três pontos drive-thru vão funcionar com horário estendido para quem estiver de carro, até 21h, na FTC Paralela, Faculdade Universo – Avenida ACM e Barradão – Canabrava. Outros postos vão funcionar das 8h às 18h: o drive na USF San Martin e os pontos fixos no Clube dos Oficiais da PM – Dendezeiros, UBS Ramiro de Azevedo – Nazaré e UBS Colinas de Periperi, além da FTC Paralela e Barradão – Canabrava.

Os idosos que receberam a primeira dose em casa através do serviço Vacina Express não precisam fazer novo registro no site. O retorno da equipe de saúde é feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Hora Marcada – Acontecem normalmente os atendimentos e marcações no site Hora Marcada para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador. No total, são disponibilizados 25 postos de saúde e um drive na Faculdade Maurício de Nassau, da Pituba, para o atendimento da imunização com hora marcada. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

A gestão orienta o público-alvo para que não ultrapasse o horário combinado, não comprometendo os demais agendamentos. Também é necessário evitar chegar com muita antecedência no local da vacinação para não gerar longas filas e aglomeração.

No site vacinahoramarcada.saude salvador.ba.gov.br é permitido que os idosos que já receberam a primeira dose possam preencher os dados pessoais e escolher um dos locais, bem como data e hora. Em seguida, um comprovante com código QR Code será gerado para confirmar a marcação.

A estratégia de agendamento é mais uma opção rápida e confortável para que o idoso possa buscar a segunda dose, importante passo para completar o esquema vacinal e ficar efetivamente imunizado.