A Prefeitura inicia nesta segunda-feira (12), em Salvador, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No total, 115 unidades de saúde da rede básica vão oferecer as doses do imunobiológico de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

Nessa primeira etapa da campanha, que segue até 10 de maio, serão contempladas crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor. Estima-se que 320 mil pessoas façam parte da fase inicial da estratégia no município.

O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia de Covid-19. Além das salas de vacinação, serão montados três drive-thru: no Shopping Barra, voltado para crianças; no Shopping da Bahia, para as puérperas e gestantes; e no Shopping Bela Vista, para os trabalhadores da saúde.

A vacinação de trabalhadores da saúde também ocorrerá em parceria com hospitais, o que vai permitir acelerar o processo. A Prefeitura disponibilizará doses para que essas unidades façam as aplicações, em um trabalho que será supervisionado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Documentos – Para ter acesso à dose, no caso das crianças, é necessário levar identidade ou certidão de nascimento. Já as gestantes e puérperas devem apresentar, além da identidade, o exame ou certidão de nascimento da criança. Os trabalhadores da saúde devem levar qualquer documento que comprove o vínculo laboral, além de RG.