A Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte (Aboca) realiza o projeto Professor OnLine Enter. O curso gratuito tem como objetivo habilitar professores na utilização de ferramentas de ensino à distância. A iniciativa é uma das contempladas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos da Secretaria Especial da Cultura do governo federal. 

Serão oferecidas 15 videoaulas abordando desde os componentes básicos dos computadores até os dois programas enfocados pelo curso. Um deles é o OBS Studio, que é uma plataforma de transmissão ao vivo, edição e gravação de conteúdos em vídeo, ideal para elaboração de salas de aula virtuais. A outra ferramenta é o VoiceMeeter, útil para mixagem e equalização de conteúdos em áudio. 

Ambos os programas são gratuitos e podem ser combinados com as plataformas de videoconferência mais usuais atualmente, como o Zoom e o Google Meet. As aulas do projeto Professor OnLine Enter começaram a ser exibidas no canal do grupo Aboca no YouTube, na última segunda-feira (5), e serão disponibilizadas, sempre no mesmo dia, até 3 de maio.   

O assessor técnico do projeto, Vinicius Passarinho, explica que a iniciativa de capacitar professores para preparar aulas à distância teve início na Escola Municipal João Paulo II, localizada em Pituaçu. “Começamos nosso trabalho há dois anos nessa escola através de Thiago Rosa, coordenador do projeto, que também era professor de música da unidade. Pretendemos qualificar a maior quantidade possível de educadores, especialmente da rede pública, porque essas ferramentas de EAD facilitam muito a vida dos professores e vieram para ficar”, relata.